Páginas

1 de novembro de 2010

Fatos do dia



Venho, desde o início do ano, tentando incentivar o hábito da leitura entre os meus alunos.
Levando-se em consideração que a maioria deles lê apenas o que eles mesmos escrevem na internet, fiquei feliz da vida quando meus alunos do 9º ano chegaram até quase o final dos livros* que eu havia lhes dado como trabalho, em 2 meses. E não eram livros pequenos.

Como em time que está ganhando não se mexe, resolvi aplicar a mesma tática com os alunos do 8º ano, adotando como trabalho um livro gostoso de ler mas com ideologias e enredo complexos o suficiente para deixá-los intrigados.

Longe da reação do 9º ano, os do 8º ano detestaram a idéia de ter que ler um livro. Continuei incentivando-os e os fiz ler o primeiro capítulo inteiro do livro indicado.

Vocês já devem saber que aluno é um bicho orgulhoso e não dá o braço a torcer.
Passeando pelas redes sociais e microblogs por aí, descobri a mais pura verdade sobre os fatos...eles gostaram do livro! Eis o tweet que o meu aluno postou em seu twitter (com sua escrita característica):

"vou me matar. to gostando do livro da aula de história que a professora @(meu twitter) deu. É pelo jeito eu mudei".

Ahá! Eles não me enganam. Ponto pra mim.
______________________________________
*Livros que ofereci aos meus alunos para lerem até o presente momento: (Eles escolhem dentre as opções dadas para ler e relatam o seu avanço semanalmente)

8º ano: A Revolução dos Bichos (George Orwell)

9º ano: Hiroshima, Gigantes no Coração, O Diário de Anne Frank, O que é Isso Companheiro? e Um Repórter na China;

Nenhum comentário:

Postar um comentário