Páginas

26 de novembro de 2010

Final de Ano

Educar essas crianças até os 18? DEUSULIVRE!



As notas estão praticamente fechadas, o conselho de classe está marcado.
Agora não tem volta.
É claro, um ou dois alunos de recuperação e provavelmente haverá alguma reprovação.
Fico impressionada com a chantagem emocional que os alunos fazem quando chega o final do ano e eles percebem que não chegaram lá. É como se fossem aqueles cinco estágios antes da morte que os psicólogos defendem:


1. Negação (Eu não estou de recuperação, faz as contas aí de novo, prof. Não é possível!)
2. Fúria (Como eu fiquei em recuperação?! Essa escola vai ver só! Agora meus pais vão me matar!)
3. Negociação (Não dá pra me dar uns pontinhos por comportamento, sora? Posso fazer mais uma recuperação? Fala bem de mim no conselho?)
4. Depressão (Não quero mais fazer trabalho nenhum, eu já sei que vou rodar mesmo! Não quero ir no passeio da escola!)
5. Aceitação (Fazer o quê, né? Vou rodar mesmo, azar. Ano que vem eu estudo. Não tem problema, meu pai não vai me tirar dessa escola ainda).


É impressionante. Nunca vi tamanha explosão de emoções numa mesma semana! Juro que as lágrimas não eram cenográficas e tinham uns com falta de ar. Alguns perderam a cabeça, tocaram as cadeiras em cima dos colegas, saíram de soco no pátio, tentaram fugir pulando o muro da escola, etc. Enfim, é uma época bem turbulenta.

Como terapia, estou arrumando a biblioteca. Enquanto isso, em casa, arrumo todos os meus arquivos do pen drive e incluo mais materiais para o ano que vem: filmes, jogos, livros, passeios, etc.

Baixei um programinha grátis de biblioteca para catalogar meus livros e revistas em casa (indicação de @polisanchez) e pretendo deixar tudo em ordem. Será mais fácil de achar os materiais (tenho uma móvel de madeira cheio de coisas usáveis)

E que venha o final do ano porque já não aguento mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário