Páginas

16 de novembro de 2010

Terrorismos de Final de Ano: Neuroses de Outubro



Não existe momento tão propício quanto o final de ano pra sentirmos que a sanidade mental simplesmente tirou férias. Para o professor, o final do ano é em outubro.

OUTUBRO

Há uma teoria que secretamente se espalha por entre o meio docente: todos os professores hão de enlouquecer no mês de outubro. Eu sou a prova viva de que ela funciona.

O mês de outubro representa um período de instabilidade para o professor: 
  • O ano já avançou demais, portanto não resta muito tempo para trabalhar os conteúdos que faltam
  • O ano não avançou o suficiente para se vislumbrar as tão queridas férias
  • Nenhuma criança vai lembrar do dia do professor e o professor deve conviver em paz com isso
  • Todo mundo deve lembrar do dia das crianças sob pena de sofrer severas repreensões (por parte das crianças) 

O mês de outubro é a época em que os professores mais consomem chocolates, refrigentes e cafeína em geral. Muitos se demitem (ou são demitidos, nas escolas particulares) nesse mês fatídico.

NOVEMBRO

Novembro é um mês de pedagogia xiita. Você ameaça tirar nota, chantageia dizendo que vai dar nota, briga com os alunos, negocia com os alunos, implora pros alunos...não adianta. Todo o tipo de terrorismo docente falha. Eles não te querem, não querem aula e passam a desenhar o logo da escola atrás das grades de uma prisão. Nas paredes da sala.

Em novembro, todo e qualquer aluno que puder matar aula em dia de prova, vai (para desespero do professor, que terá de formular outra prova). Ele dormirá até mais tarde, será deixado no portão da escola mas nunca entrará, chegará sem uniforma no segundo período e sabotará o despertador dos próprios pais se isso lhe render um dia a menos de aula.

Novembro é o mês em que o planejamento de aula fica menos rigoroso, em que os professores levam quase 10 minutos para chegar na outra sala com a troca de períodos (mesmo que seja na sala do lado) e em que você se desespera porque tem 784 trabalhos/provas/testes/exercícios/temas pra corrigir no sábado à noite.

Novembro é o mês em que você se arrepende de não ter pedido demissão em outubro.

DEZEMBRO

Dezembro é o mês da reconciliação. Da paz. Do amor. Isso se dá pelo fato de que as aulas em escolas particulares costumam acabar no início de dezembro, em sua primeira semana.

As notas são fechadas de qualquer jeito, tenham eles entregue os trabalhos ou não.

As aulas são puramente uma formalidade, na prática, elas são festas. Com direito a filmes, pipocas, refris, chocolates e amigos-secretos de todos os valores que a mesada dos alunos comportar. É o único mês do ano em que os alunos (sem precisar) aparecem na escola voluntariamente, no horário certo, de uniforme e bem-humorados. É uma contradição. É um paradoxo. É uma sacanagem.

Mas nós não ligamos. Não lembramos dos traumas do ano, nem das nossas caricaturas nos cadernos, nem das ameaças.

Em dezembro a gente descansa. Come direito, dorme direito, e se dá ao luxo de se demorar um pouco mais no banheiro para fazer o número 2 sem pressa.

JANEIRO

Você sente falta das criaturinhas. Até se pergunta "por que eu queria tanto me livrar deles?" É inexplicável.

FEVEREIRO

Você lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário