Páginas

1 de novembro de 2010

Tentando coisas novas: Os Simpsons e A Revolução dos Bichos

Personagens princpais de Os Simpsons: Homer, Bart, Maggie, Lisa e Marge Simpson

Alguns dos personagens mais conhecidos da série Os Simpsons

Ainda sobre o assunto socialismo/capitalismo, descobri que é extremamente difícil tentar explicar como funcionaria citando como exemplos Lênin, Trotsky ou Mao Tse Tung.

Uma alternativa que funcionou pra mim no módulo "explicação da matéria" foi usar todos os habitantes da cidade de Springfield, do seriado Os Simpsons (não estou ganhando nada da FOX pra fazer propaganda, que pena):


Sr. Burns: é a personificação do capitalismo, pão-duro, extremamente exigente com os empregados e paga baixos salários, além de ocasionalmente promover demissões em massa. Extremamente egoísta e quando usa o dinheiro é em proveito próprio. Não precisa vender a sua força de trabalho para conseguir os lucros.

Sr. Smithers: assistente do sr. Burns, trabalha por um salário. Apesar de não estar inserido no topo do sistema capitalista, não faz nada que prejudique o seu chefe.

Homer Simpson: trabalhador assalariado da usina nuclear da qual o sr. Burns é proprietário. Vende sua força de trabalho para sustentar a família e ocasionalmente desenvolve idéias mirabolantes para tentar ganhar dinheiro fácil.

Marge Simpson: esposa, mãe e dona-de-casa. Administra as posses da família mas está presa aos papéis impostos às mulheres de antigamente.

Lisa e Bart Simpson: são os filhos do casal protagonista. A escola onde estudam demonstram a alienação que o sistema capitalista exerce sobre a educação. Quando menos jovens formados e quanto pior a qualidade de ensino, maior a mão-de-obra barata disponível no mercado de trabalho. Lisa, que no seriado é apresentada como uma menina superdotada, sente-se deslocada em relação aos seus colegas.

Vovô Simpson: aposentado e morador de um asilo, visitado raramente pelos familiares e apenas por interesse. A caracterização do seu personagem nos faz pensar em como o sistema capitalista descarta as pessoas que já não considera mais "aptas" ao mercado de trabalho.

Krusty, o Palhaço: representa todos os famosos que estão na mídia, sendo um exemplo pra jovens e crianças mesmo com uma vida desonesta e cheia de vícios. O seu dinheiro vem das propagandas que faz, dos programas que apresenta e dos produtos que tenta vender com sua marca.

Comichão e Coçadinha: desenho preferido de Bart e Lisa, mostra a banalização da violência. Em todos os episódios o gato é maltratado pelo rato com extrema violência, cauterizando a mente das crianças que os assistem.

Apu: é o imigrante do seriado, dono de um mercadinho. Nos episódios em que foi o personagem principal, apareciam as questões sobre os imigrantes ilegais e os trabalhos mal-remunerados a que são sujeitos.


Enfim, são muitas as relações.
O desenho inteiro dos Simpsons é cheio de analogias.
Pra mim foi ótimo, pois os meus alunos realmente entenderam como pode funcionar o sistema capitalista, uma vez que todos eles assistiam o desenho. Depois de alguns minutos de discussão, eles mesmos lembravam de personagens e do que eles poderiam representar.


Quanto ao sistema socialista, recomendei a leitura do livro do George Orwell, A Revolução dos Bichos, que mostra passo-a-passo o "como fazer" uma revolução socialista. Os bichos da trama representam simbolicamente os peronsagens importantes da história socialista na Rússia como Lênin. A história é muito sutil e bastante divertida de ler. O título original é "Animal Farm". Consegui achá-lo disponível na íntegra no formato pdf na internet.

Capa do livro "A Revolução dos Bichos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário