Páginas

1 de novembro de 2010

Tentando coisas novas: Roller Coaster Tycoon

(Capa do jogo. Já vi sendo vendido nessas revistinhas com cd, por R$ 9,90)
(Imagem de um parque construído com o jogo, versão antiga).

Pedir pra um aluno fazer um trabalho em casa que exija uma pesquisa muito longa é obrigá-lo a recorrer ao Google à Wikipédia (e mesmo assim, graças a Deus pelos dois existirem).


Gosto de usar filmes e jogos, e recomendá-los, quando possível, aos alunos para que aprofundem ou fixem o conteúdo que estamos estudando. A inovação da semana foi indicar o Roller Coaster Tycoon como trabalho para entregar.

Nas aulas de geografia, temos estudado os sistemas capitalista e socialista, e o jogo Roller Coaster (além do seriado Simpsons, ver no post acima) ajuda a ilustrar muito bem como funciona o sistema capitalista. No jogo, os alunos precisam criar um parque de diversões e torná-lo próspero e bem-visto. Para isso, devem-se valer de algumas prerrogativas do sistema capitalista (pagar salários baixos aos funcionários do parque para aumentar os lucros, controlar a qualidade e o preço dos produtos e souvenirs vendidos, investir em painés e propagandas e usar as previsões do tempo e o sistema de empréstimo financeiro a seu favor).

Meus alunos vão jogar Roller Coaster por 3 meses "virtuais" (que deve ser alcançável com talvez um pouco mais de 2h de jogo seguidas em apenas um dia) e me entregar um relatório sobre todas as práticas que eles usaram para serem bem-sucedidos no jogo. Com isso, eles podem perceber o que o sistema capitalista na vida real pode fazer e como pode afetá-los, sabendo que as mesmas medidas que eles usaram no jogo podem ser usadas também contra eles na vida real.

É um joguinho bem simples, que não exige muito espaço no PC, não tem grandes gráficos e as cores chegam a ser meio limitadas, mas já saíram versões bem melhores. Recomendo.

Meus alunos saíram dizendo por aí que era o primeiro trabalho que eles estavam realmente ansiosos para fazer.

Assim espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário