Páginas

28 de novembro de 2010

Técnicas pedagógicas avançadas: Memes de internet.

É inegável que nós, como professores, temos que estar atualizados. Enquanto os mais antigos diziam que devíamos "ler jornal", com o avanço da informática mais e mais pessoas têm acesso às maravilhas do mundo digital, como ver os vídeos dos gols da rodada e acessar pornografia de graça.

É claro que a massificação da Internet teve um custo. Hoje em dia pessoas que mal conseguem escrever com papel e lápis cometem atrocidades com o teclado.


O maior responsável pela ruína do Orkut.


Frases estranhas e sem nexo se tornam bordões da noite para o dia. Usar esses memes em sala de aula é um risco que geralmente dá um bom retorno. O problema é quando, apesar da inclusão digital, dos PCs Positivo, e do crediário em 48x das Casas Bahia, o professor está "atualizado demais" em relação aos alunos.

Em uma aula para o Ensino Médio (justamente a parcela demográfica que raciocina em megabytes), resolvi pegar emprestada uma frase de um vídeo que, pensava eu, era bastante conhecido:


Melhor banda do país, de acordo com a MTV

Os alunos riram compulsivamente, e a continuidade da aula estava a salvo. Porém, o viado que inventou a ironia esqueceu de criar uma forma da outra pessoa saber com 100% de certeza o que se passa. Resultado, acabei levando o crédito pela frase, e até hoje alguns alunos me olham e dizem "e aí 'sor', puta falta de sacanagem hein?!"...

É... puta falta de sacanagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário