Páginas

3 de dezembro de 2010

Sobre o pavor de acabar o curso

Final do ano está chegando e, com ele, todos os encerramentos.
Os professores encerram os planejamentos e os cadernos de chamada¹
Os alunos encerram - com prazer - as aulas.
E eu (Jesus amado, me ajuda) estou encerrando o curso de História.

O meu desespero é totalmente compreensível. Eu não construo nenhum produto, não projeto nenhuma tecnologia e nem preciso organizar nenhuma estatística. O fruto do meu trabalho são pessoas que, graças à mim, podem ter a formação que precisam pra vida.

Ou não

Se eu conseguir, pode ser que saiam novos embaixadores da ONU, geógrafos, exploradores da natureza. Se eu falhar, talvez eles entrem pra política e elejam-se vereadores. É um risco que eu corro, ainda mais estando sozinha.

Durante o tempo em que comecei a dar aula, estive sob os cuidados dos meus próprios professores, que sempre me indicavam um lançamento de livro, ou um filme desconhecido que poderiam me ajudar didaticamente. Depois que eu me formar estarei sozinha. À mercê de mim mesma.

E dos alunos
Talvez seja por isso que muita gente não termina o curso. A jubilação da faculdade está em alta nesses dias.

Não acredito que um professor consiga se manter apto a ensinar por muito tempo sem estar em constante contato com o mundo acadêmico. Mesmo que ele seja ingrato, injusto, hipócrita e totalmente falso²

Portanto, estar sozinha e ensinando pequenas pessoas me deixa bem apavorada. Graças a Deus muitas coisas boas ficaram, e meus professores foram pessoas maravilhosas. Um deles, meu paraninfo, até concordou em fazer fotos malucas comigo.
Manoel me coroando Cavaleira-Docente da Primeira Ordem em História

Espero ser pros meus alunos aquilo que o meu professor foi pra mim: um amigo, um cara que folgava muito na gente, que dizia que não nos aguentava mais ver, mas que ficava feliz da vida quando ganhava de nós uma paçoquinha ou quando fugíamos pra aula dele ao invés de permanecer nas aulas dos outros professores.

Enfim, Deus ajude a nós todos.
Rumo à pós-graduação!

____________________________

¹ Fui encerrar, passar a régua e rubricar meu caderno de chamada apenas hoje, dia da entrega dos boletins.
² Indignação total com a comunidade acadêmica depois que a minha pesquisa de um ano e meio sobre os Mucker - de total relevância social e importante pro turismo - não ganhou nenhum reconhecimento enquanto pesquisas históricas, específicas demais para serem usadas por qualquer pessoa além das próprias pessoas que pesquisaram, ganharam prêmios internacionais.

UPDATE

Não sei por que esse tipo de informação só aparece depois que a gente termina o curso, mas pra quem está na batalha, aqui vai. (Momento capitalista mode on)



Belíssima contribuição de @polisanchez para o blog. Ela também já passou por essa fase e tirou um A na defesa da monografia.
Fica a dica, pessoal!
OBS: Se algum dos meus alunos resolver usar os préstimos dessa empresa, estará compulsoriamente rodado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário