Páginas

4 de dezembro de 2010

Tentando coisas novas: Filme HOTEL RUANDA



Todos sabem que sou adepta dos filmes em prol da educação, mas nem sempre eles são realmente interessantes pra se passar em uma sala de aula. Apesar dos meus alunos gostarem bastante de filmes de guerra e ação, não são meus tipos preferidos, prefiro aqueles que o enredo tem uma certa fidelidade histórica ou toques de humor.

Filmes feitos na década de 70, por mais que sejam coloridos, não costumam chamar a minha atenção*, a menos que sua mensagem seja realmente única.

Tirei a sorte grande ao descobrir o filme Hotel Ruanda. Ele não se concentra na parte econômica (assim como o filme Diamantes de Sangue que, confesso, não gostei muito) e nem trata de escravidão (no estilo Amistad), o que é relativamente raro de se ver em filmes que tratam especificamente sobre a África.

Hotel Ruanda fala sobre a guerra civil africana, entre o povo tutsi e o povo hutu, mas apesar de situar-se na África, não aparecem só cenas de miséria. É um filme muito atual, muito moderno, e eu recomendo aos professores que tratarão sobre a realidade (atual) africana. Sugiro, apenas, que siga a recomendação em relação à idade, que eu creio ser para maiores de 14 anos.

Um dos poucos filmes de conflito que me deixou bastante encantada e tem um quê de "A Lista de Schindler".


* Com exceção dos filmes do grupo Monty Phyton, que são e sempre serão atemporais e engraçados demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário