Páginas

10 de dezembro de 2010

Descanso mental, tédio, replanejamento.

A gente só percebe o quanto tempo passa planejando uma aula por dia quando, subitamente, não precisa planejar mais nenhuma aula por dia.

Nesses últimas dias em que entrei de férias (eba!) dos alunos e já concluí a arrumação da biblioteca, vinha notando um fenômeno estranho. Eu chegava em casa, no mesmo horário de sempre, mas agora conseguia responder emails e jogar joguinhos online. Alguma coisa estava errada.

Dei-me conta de que o meu tempo de planejamento de aulas diário era tão grande que agora que não preciso mais planejá-las, não sei o que fazer com o tempo. Comecei a sentir tédio.

Representação imagética do tédio

Por um lado, não dá pra reclamar. Terminei de ler o livro que tinha começado há dois meses, e estou tendo um belo descanso mental.

Por outro lado, tive que me encher de terapias ocupacionais, porque não sei mais o que fazer se não estiver dando aula.

Até o Natal, eu certamente já terei organizado todos os planos de aula pro ano que vem, os capítulos de livros que vou usar, os filmes que vou passar, os trabalhos que vou pedir e os passeios que pretendo fazer. E dou a dica: você, professor, que deixa pra pensar em tudo isso só em fevereiro, adiante-se! Um bom planejamento faz com que seus alunos não saiam da escola sem saber o que foi a Ditadura ou a fórmula de báskara, só porque não deu tempo.

Não adianta trapacear. Nenhum aluno jamais estudará o conteúdo do último capítulo do livro.

A minha fórmula pra um planejamento bem regulado e bem tranquilo (e tem funcionado) é a seguinte:

  • Divida o ano em três trimestres, cada trimestre em 3 meses (dã!) e cada um desses meses em aprox. 10 semanas.
  • Planeje a aula POR SEMANA, porque é mais prático. Assim não precisa se planejar a aula por dia, detalhadamente, e nem se planeja por mês, não sabendo o que vai dar em cada um dos dias.
  • Nesse ano, tive a sorte dos meus períodos serem sempre juntos. Ou seja, tinha 2 períodos juntos de história ou geografia com a mesma turma. Portanto, o que eu havia planejado para aquela semana, deveria ser cumprido nos dois períodos que eu tinha naquele dia.
  • Separe, por semana, qual a matéria que você deve dar, quais as páginas do livro didático que servirão de apoio e qual será o possível trabalho ou tema de casa (uma redação, um filme, uma pesquisa)
  • Caso os meus períodos com cada turma fossem separados (p.e., aula de história para a 6ª série na segunda e na quarta), o planejamento da semana deveria ser cumprido dentro desses dois períodos "espalhados".
  • Deixe sempre uma "semana" para revisão e avaliação. Já sei, por experiência própria, que não é bom dar matéria antes ou depois de qualquer prova. O dia de prova tem que ser só o dia de prova e deu. O aluno não se concentra em nada além disso.

Pode parecer muito trabalho dividir as coisas assim, mas pra quem não tem tempo, é um planejamento valiosíssimo. Em pelo menos duas turmas eu concluí a matéria muito antes do tempo previsto, pelo menos umas 3 semanas antes das avaliações finais. Em outras, cumpri no tempo exato. Em algumas poucas o planejamento ficou muito atrasado, mas coincidiu justamente com os feriadões e copa do mundo, e isso atrasou muito as aulas.

Quando a gente não tem tempo pra nada, é um alívio chegar em casa e ler no planejamento que no outro dia a matéria é só da p.180 até a 182. Você lê as duas páginas, pesquisa só sobre esse assunto e a coisa anda muito mais rápido do que pesquisar o assunto na íntegra.

Abaixo, um exemplo de planejamento.
São as semanas de aula do 9ºano, no segundo trimestre.




Graças ao bom Deus que pra 2011 o planejamento anual fica exatamente igual e o livro usado será exatamente o mesmo. Ou seja, o planejamento será o mesmo, não preciso mexer nem na numeração das páginas do livro, mas com alguns incrementos.

Se alguém quiser uma cópia da tabela que eu uso pro planejamento, é só deixar um comentário, nessa postagem, com nome e email, que eu mando em anexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário