Páginas

29 de outubro de 2010

Tentando coisas novas: Quiz



"Nesse mundo nada se cria, tudo se copia do Google"

Enfrentando dia após dia de batalhas épicas pela educação, lembrei-de de um recurso divertido que poderia funcionar com os meus alunos, de uma série específica. Até o momento, foi a única série com a qual eu tive problemas pra trabalhar, porque cada turma tem um jeito, um ritmo, uma levada, e a deles eu estava a um caminhão de distância de descobrir.

Trouxe, direto das profundezas do meu ensino médio (cursado há anos atrás) o QUIZ!

O QUIZ - que era batizado pelo meu professor, em suas aulas, de "Show do Tostão" - é a versão sem patrocínio do antiguíssimo "Show do Milhão". Sim, aquele mesmo, do Sílvio Santos. Como eu não pretendo pagar direitos autorais pro homem da Tele-Sena, mudei o nome e copiei o formato descaradamente, assim como meu professor já o fizera anos antes.

O QUIZ, até agora, deu certo. E se tornou uma ferramenta curinga na hora de avaliar os alunos. Sou totalmente contra a memorização de conteúdos, datas e nomes (eu mesma nunca fiz isso) e prefiro a compreensão dos processos e dos acontecimentos. Mas o sistema de avaliação do QUIZ pode ajudá-los a perceber seus alunos.

_________________________
Então, caneta e papel na mão. Vamos à receita do QUIZ!
  • Uma turma de alunos divididos em duplas
  • Separação dos conteúdos da matéria: um pouquinho do conteúdo para cada dupla
  • Cada dupla tem a obrigação de entregar 10 perguntas, todas formuladas com três alternativas de resposta e, dentre elas, a resposta certa (pra garantir a veracidade do jogo, obviamente)
  • Terminadas as questões, todas são entregues e passam pela avaliação do professor, que separará as que se poderá usar durante o jogo e pontuará os alunos pela criatividade e desenvolvimento da questão.
  • Recomendo que os alunos tenham o período de pelo menos uma semana para estudar o conteúdo por conta própria (é o tempo que eu tenho entre uma aula e outra com eles), onde eles poderão assimilar algumas coisas sozinhos e onde certamente aparecerão dúvidas antes do jogo.
  • Para o início efetivo do jogo (que pra mim é geralmente uma semana depois), separa-se a turma em dois "times". Escreve-se no quadro as ajudas que os times terão (pular a pergunta, perguntar aos colegas, consultar o livro)
  • Começa o jogo com uma disputa de par ou ímpar e o time ganhador começa respondendo.
  • Cada pergunta certa garante ao time um ponto, cada pergunta errada faz passar a vez para o outro time
  • Regras, limites de tempo e demais considerações ficam à cargo do professor e das necessidades dos alunos.
Pra mim, o QUIZ é uma arma quando preciso vencer muito conteúdo em pouco tempo, em função de conselhos de classe, copa do mundo ou feriadões de última hora.  Com ele, consigo avaliar como anda a leitura do aluno, a compreensão de textos e conceitos e a própria autonomia dele como estudante (aquela coisa do "aprender a aprender" que toda a palestra sobre educação prega).

O QUIZ é minha dica pra você, professor.
Use-o com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário