Páginas

30 de outubro de 2010

Tentando coisas novas: mapa em alto relevo.




Um dos meus maiores traumas da minha vida escolar é ter tido a melhor professora de geografia de todos os tempos e nunca ter aprendido geografia.

(O que me faz pensar em como os sistemas avaliativos são falhos pra caramba)

Hoje, me pego fazendo faculdade de história e lecionando geografia também, por falta de opção e necessidade dos alunos. O mais incrível é que, quando se trata de geografia, eu raramente tenho problemas com notas ou compreensão dos temas, e encontro alunos bem participativos. Quando é história, rola até recuperações extras. Acho que não estou sabendo vender o meu peixe. Enfim.

Para diminuir a minha culpa em lecionar geografia sabendo ler minimamente um mapa, resolvi inovar e dar aos meus alunos uma experiência bem diferente das que eu tive. A idéia era construir um mapa em alto relevo da região Nordeste e poder usá-lo como "consulta" no dia da prova.

A secretária me ajudou grandemente ao ajeitar os isopores pra mim.
A monitora me ajudou colando os pedacinhos do mapa no isopor.
A diretora gostou da idéia.
A coordenadora achou que era criativa.
Os colegas professores exclamavam "Nossa! Eu nunca tive isso quando era criança, eles vão adorar!"
Eu estava ficando super feliz, porque era uma chance de ver tudo o que se estudou realmente tomar forma.

Os únicos que não gostaram nem um pouco foram os alunos. Reclamaram, fizeram de má vontade, xingavam-se mutuamente e, no fim, até faltou material.

Apesar de eles terem realmente compreendido a dinâmica da região Norte graças as explicações, revisões e até um mini-quiz, o mapa em relevo está até agora inacabado e jaz na "salinha dos materiais" da escola.

Vida de professor tem altos e baixos.
_____________________________

Pra você que quer a receita do mapa, aqui vai (quem sabe os seus alunos vão gostar):
  • Compre uma peça grande de isopor e imprima o mapa que você deseja reproduzir num tamanho equivalente ao do isopor (talvez seja necessário imprimí-lo em partes e montá-los no isopor).
  • Fixe o mapa no isopor (com cola E dupla face) pois os alunos contruirão em cima dele.
  • Tenha disponível várias peças de argila (para fazer o relevo tal qual está no mapa), erva mate (para fazer a vegetação, depois do relevo pronto) e lã azul (para reproduzir os rios mais importantes, pelo menos).
  • Faça uma escala para o seu mapa (no meu mapa, todas as regiões com 800 m deveriam ficar com 8 cm de argila, 200 m com 2 cm de argila e assim por diante).
  • Avalie não só a confecção do mapa, mas a colaboração, o desenvolvimento da tarefa em grupo e a possível descoberta de novas habilidades.
  • Quando pronto, deixe secar o mapa e a argila no sol, para que não resseque e quebre, caindo do isopor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário